quinta-feira, 28 de junho de 2012

A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

TEXTO ÁUREO 
O Senhor o assiste no leito da enfermidade;
na doença , tu lhe a fofas a cama" Salmo 41..3

VERDADE PRATICA 
Deus nem sempre cura as nossas enfermidade,                              
mas concede nos forças para que, mesmo no                           
leito de dor, continuemos a glorificar o seu nome                        
HINOS SUGERIDO 7,33,510                                                        
                                                                                                   
                            LEITURA   DIÁRIA  
SEGUNDA   Êx  15.26
Deus cura as nossas enfermidades
TERÇA   Sl   91.1,2
Deus, refúgio e fortaleza em meio à dor
QUARTA  Jó  19.25
Esperança e fé em meio às enfermidades
QUINTA   Sl   125.1
Confiança inabalável
SEXTA   Is 38.2,3
Dor e choro na enfermidade incurável 
SÁBADO   Is 38.5
Deus responde o clamor pela a cura

     LEITURA BÍBLICA EM CLASSE  Isaías 38.1-8
                                                      
                                                      OBJETIVOS 
 após esta aula, o aluno deverá estar apto a;
EXPLICAR   a origem das enfermidade 
DISCUTIR a respeito das principais doenças da vida moderna
CONSCIENTIZA-SE do que devemos fazer diante da dor e do sofrimento.

INTRODUÇÃO 
Nesta lição, veremos que pessoas santas e fiéis ao Senhor padeceram por causa de doenças e enfermidades , mas pela fé receberam forças para vencer o sofrimento. Nenhum crente deve estranhar o fato de experimentar adversidade, perseguição, fome, pobreza ou perigos , Aflições e calamidades não significam , decerto ,que Deus nos abandonou nem que deixou de nos amar. pelo contrario nosso sofrimento como crentes abri-nos o caminho pelo o qual nós nos Experimentamos mais do amor e consolo de Deus. porque a vida cristã envolve sofrimento que deve ser considerado como uma participação ou comunhão com Cristo no sofrimento Na lição veremos o que a palavra  de Deus ensina a seu respeito e como devemos agir, afim de minorar os seus efeitos. Não podemos ficar indiferente aos seus males, porque enquanto permanecermos neste mundo, estaremos sujeitos às suas consequências. Todavia , não devemos esquecer-nos de que a nossa vida está escondida em Deus e nele estaremos sempre seguros.  

 I . A ORIGEM DAS ENFERMIDADES
A queda e as enfermidade.
Muitas pessoas insistem em afirmar que o crente fiel  jamais pode ser acometido por enfermidades. porem a bíblia menciona diversos casos de homens temente a Deus que sofreram com as enfermidades.como no caso de Jó .veja o capitulo 2. 7.,8  O que a Bíblia diz Então , saiu  Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta dos pé até ao alto da cabeça.E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.Jó sofreu inocentemente por causa da sua lealdade a Deus. todos os crentes fiéis a também sofrerão de certo modo.O novo testamento declara que " todos os que piamente querem viver  em Cristo Jesus padecerão  perseguições " 2 Tm   3.12. Vemos os hospitais que estão cheios de crentes que estão  internados, As enfermidade não escolhe nenhum tipo de religião.
Vemos na Bíblia homens que ficaram doente, como no caso de Eliseu , 2Reis 13.14 1Timoteo 5.23.
O que podemos fazer emeio a estas situações da vida, só confessando a ele os nossos pecados porque quem confessa e deixa alcança  misericórdia.
Certa vez , diante de um homem cego , os discípulos de Jesus perguntaram-lhe; " Rabi que pecou, estes ou seus pais , para que nascesse cego?" (Jo   9.2 )Eles acreditavam que a cegueira daquele homem era resultado de alguma desobediência especifica. porém Jesus lhes disse; 'nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que  se manifestem  nele as obras de Deus " Jo   9.3 
pode parecer estranho aos nossos olhos, mas aquela enfermidade era para que o nome de Jesus fosse glorificado na sua vida

PROVADOS PELAS ENFERMIDADE.
quem não quer desfrutar de uma boa saúde? Algumas enfermidades geram limitações que nos impedem até mesmo de realizarmos a obra do Senhor. porém , o pai Celeste permite algumas vezes  que a nossa fé cresça mediante uma experiência e comunhão com  Ele. O corpo pode estar debilitado pela doença , ma s o espirito , como resultado da confiança em Deus, está forte. Na Bíblia , temos muitos exemplos de homens fiéis que faram acometido por enfermidade.Nos momentos de sofrimentos e dor  e aflição corra para os braços do pai Celeste! Muitos pensam que chorar é sinal de fraqueza, mas não o é . Chore, e coloque diante do  Senhor toda a sua dor e sofrimento 91 Pedro 5.7 ). Deus é o dono da vida . A palavra final é sempre dele!

ENFERMIDADE DE ORIGEM MALIGNA
Existem enfermidades cuja origem é maligna? sim, a Bíblia relata vários casos (Mc 9.17 ; Lc   13.10-17 ). porém , o inimigo das nossas almas não pode tocar na vida e na saúde de ninguém sem a permissão de Deus (Jó 2.6 ) a enfermidade física não significa necessariamente que alguém esteja experimentando alguma forma de  " possessão demoníaca ' ( João 5.18 ; 1 Ts 3.3 )
                                                                                                                  
 AS DOENÇAS DA VIDA MODERNA 
Depressão. 
É comum as pessoas confundirem depressão com tristeza. contudo , existe uma grande diferença. A depressão não é somente uma tristeza , embora o desalento , sem uma causa  aparente , seja um dos seus muitos sintomas . A depressão é uma doença. Chegou a ser considerada por alguns especialistas como a doença do século. Vários são os fatores que podem causá-la ; medicamentos , doenças físicas, período pós parto ,etc.  Muitos ainda teimam em afirmar que o crente jamais fica deprimido, porém basta ler a Bíblia  para encontrar casos em que servos de Deus enfrentaram essa terrível enfermidade 1 Rs   19 . 4,9,10 ). Caso você também esteja passando por um período de depressão , não se constranja . Ore ao Senhor e não deixe de procurar ajuda médica( Mateus 9.12 )
SÍNDROME DO PÂNICO 
 A síndrome é basicamente um conjunto de sinais e sintomas que pode ser produzido por mais de uma causa. Quem padece da síndrome do pânico -- um pavor repentino e incontrolável --apresenta os seguinte sintomas ; taquicardia, sudorese, aumento da pressão arterial e tontura. É preciso muita oração , apoio da família e da igreja , além de tratamento médico especializado. Recitar textos bíblico que falam a respeito da segurança em Deus ajuda aqueles que estão enfrentando o problema (Salmo 3.5 ) . Deve porém ficar claro que a síndrome do pânico é uma doença, logo não significa falta de fé ou covardia.
AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS 
As doenças psicossomáticas manifestam -se quando os desajustes do  sistema emocional transformam-se em  doenças físicas , Estando o sistema emocional abalado , possivelmente haverá reflexos no corpo. A pessoa emocionalmente fragilizada ou estressada  pode vir  a ter dor de estômago insônia, fadiga,artrite e dores de cabeça. As causas de tais sintomas não se encontram em nosso físico , mas na mente. A fé em Jesus Cristo e na sua palavra é um excelente remédio para ajudar -nos a manter a saúde física e mental, Orar e meditar na palavra de deus também é uma forma eficiente de cuidado com a saúde ( Proverbio 4.20-22 )  
O QUE FAZER DIANTE DA DOR E DO SOFRIMENTO
Não culpar ou questionar a Deus. 
Muitos crentes ao enfrentar uma enfermidade culpam ao Senhor e, martirizando questionam-se,
questionam; " por que Deus? " Assim agiu o rei Ezequias , mas Deus acrescentou-lhe mais quinze anos ( Is 38.5 ). Contudo , durante este período de sobrevida , ele cometeu um de seus maiores erros  (Is 39.1-8 ) . não podemos nos esquecer de que somos pó e que um dia ao pó haveremos de retornar ( Gn   3..19 ). Diante da vontade do todo poderoso , portemo-nos humildes e não autossuficientes. 

CONFIAR EM MEIO À  DOR 
A dor e o sofrimento não devem afastar-nos da presença do pai Celeste; ambos devem servir para que aprendamos a confiar no Senhor . até mesmo diante da morte , toda via , não se assombra e continua a confiar : ' ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte , não temerei mal nenhum , porque tu estás comigo (Sl   23.4 -ARA ).
 A ESPERA DE UM MILAGRE 
Deus é imutável ! Ele continua a operar milagres e maravilhas . todavia , não podemos nos esquecer da sua soberania . ele opera quando quer e a sua maneira de agir é única . não desista continue a confiar no poder do altíssimo , pois sua esperança não será frustada (Pr   23.18 ). O homem sem Deus desconhece seu futuro , mas o crente tem a certeza da vida eterna e sabe que o todo poderoso jamais nos deixará ; " O Senhor conhece os dias dos retos,  e sua herança permanecerá para sempre " Sl   37.18 .

CONCLUSÃO 
O  crente não está imune as enfermidades, Mas a nossa vitória sobre as doenças está na confiança em Deus . ele nos ama e jamais nos abandona em meio à dor e ao sofrimentos. se você tem sido assolado pelas enfermidades, não se desespere! Confie no Senhor e ouça a sua voz: " Não temas , pois , porque estou contigo " 9Is 43.5

RESPONDA   
1 . Segunda as escrituras , qual é a origem das enfermidades ?
2 . Há enfermidade de origem maligna ? por quê 
3 . Quais são  os fatores que podem causar depressão ?
4 . Quais são  os sintomas da sindrome   do pânico ?
5 . Em quem está a nossa vitória sobre as doenças ?

 REFLEXÃO 
" Nos novos céus e nova terra de Deus ,o
sofrimento tampouco subsistirá . o sofrimento é
fundamentalmente contrário à vontade de Deus .
                        Vernon  purdy

            
                                                                                        
                                                     
















segunda-feira, 18 de junho de 2012

O TRIBUNAL DE CRISTO

   O QUE VAI ACONTECER COM OS CRENTE SALVOS

 NO TRIBUNAL DE CRISTO

Existe em primeiro lugar a literatura do 
conhecimento, e em segundo a literatura do poder.
A função da  primeira é ensinar. A função da
segunda é ---mover; a primeira é um timão, a segunda um remo  ou uma vela.


             LIBERDADE NÃO É LICENÇA
De fato, parece que em geral um ensino claro sobre a responsabilidade cristã na vida e no trabalho está em falta em todos os lugares . A apatia cristã abunda, e o relaxamento na  conduta cristã  é  promovido como se a graça de Deus, manifesta na salvação, incluísse uma licença geral para o pecado!
A liberdade , entretanto, não é uma licença, nem uma liberação judicial , através do Calvário, para que o crente não tenha uma vida santa e cristã.
Precisamos perceber que grandes privilégio  é conhecer os caminhos de Deus . Os  filhos de Deus precisam saber os diferente métodos pelos os quais  o pai com o seus. A palavra declara: 


                                   JESUS CRISTO: SALVADOR E SENHOR

Deus sempre governa para o bem e bênção finais de seu escolhidos.
Ele age pela a honra e glória de seu bom nome. A bíblia não oferece nenhum conflito entre Jesus Cristo como salvador e Jesus Cristo como Senhor. Tampouco existe conflito a integridade  de salvação do crente e a sua responsabilidade  para com Deus. Nunca tente encontrar uma diferença entre o maravilhoso poder sustentador do Espirito e  da graça  de Deus eo julgamento do crente nas mãos de Cristo, onde receberemos culpa ou louvor , recompensa ou perda.

                                       OS DOIS JULGAMENTOS BÁSICOS 
O padrão básico de Deus para  avaliação dos crentes é bem conhecido . Cada um receberá  recompensa ou perda em maior ou menor grau no tribunal de Cristo. O resultado para cada crente será graus de dois julgamento básico; recompensa ou perda de recompensa.

Não há duvida --a Bíblia é clara --o filho de Deus, vivendo sob a graça, nunca verá  a condenação ou julgamento pelo pecado. O crente permanece diante de Deus no firme alicerce de que a penalidade por todo pecado-- passado, presente e futuro---foi levado por Cristo como perfeito Sacrifício e Substittuto. Quão maravilhosas são as palavras de Paulo para os colossenses: colossense 2.13,14  

                       O CUIDADO PARA NÃO SER CONFUNDIDO POR CRISTO
Ele dá  a  cada cristão  um trabalho.
Aqueles que ignoram suas ordens se sentirão horríveis quando Ele aparecer"
O apostolo joão alertou : " E agora, filhinhos, permanecei nele , para que ,quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundido por ele na sua vinda ' (1. João 2.28 )

                                         SERVO INFIÉIS E SEM FRUTOS 
Esta é  clara referência à segunda vinda de Cristo. A língua original fala de um escravo que tem uma consciência aberta e boa diante de seu senhor , em comparação com humilhação, terror e vergonha experimentado  pelo servo infiel. 
No  Evangelho de João, Jesus nos diz: " Quem permanece em mim e eu nele , esse dá muito fruto ...' (João 15.5 ) Quando Cristo aparecer como senhor muitos servos " se afastarão dele em vergonha " , pois têm sido servos infiéis. Eles são, em outras palavras , infrutífero.


                                               O TRIBUNAL DE CRISTO 

O crente foi julgado como pecador , em Cristo . Isto teve lugar no passado , no drama da Calvário . O crente julgado como filho durante sua vida . Agora o crente será julgado como servo, isto é quanto ao seu serviço prestado a Deus.

Este julgamento terá lugar nos céus , no lugar chamado " tribunal de Cristo", 2Corintio 5.10; 1 João 4.17 ; Romanos 14.12 ; Lucas 14.14 ; 1 Corintios 13.3-15  

Como será esse julgamento.                                                                                            O julgamento da Igreja no " tribunal de Cristo " terá lugar entre o arrebatamento e a revelação de Jesus em glória, com os seus santos. Ele é o comprimento da parábola dos talentos (Mateus 25.14-19 ) , e está baseado em tês aspecto da vida do cristão.

Será um julgamento do trabalho do cristão feito para Deus 1  Corintio 3.8,14,15; 2Corintio 9.6 Não se trata de julgamento dos pecados do crente.Não nosso pecados já foram julgados em Cristo, pele a sua misericórdia e graça de Deus 2Co 5.21 ;Gl 3.13 ;Jo 5.24 ;Rm 8.13 Também não é julgamento quanto o nosso destino eterno. não. Não . nossa salvação não depende daquilo que fazemos Deus, mas daquilo que Deus fez por nós através da obra  redentora que Jesus consumou uma vez para  sempre (Hb 7.27 ).

O julgamento das nassas obras perante o tribunal de Cristo mostrará como administramos aqui nossos bens, dons, dádivas, nossa vida , energias , dotes , talentos , enfim , tudo o que de Deus recebemos . como redimidos por seu sangue ,  fomos por Ele comprados , e  desde então não somos mais nossos . não temos mais direito de fazermos o que quisermos com a nossa vida e tudo o que temos . não somos mais donos de nada e sim administradores de Deus - " bons ou "maus" . Esse dia de prestação de contas está chegando , e nos convém estar preparados para enfrenta-los   

 Conforme Jesus deixou claro em Mateus 20 . 1-16 será um julgamento mais da qualidade do trabalho feito, do que da quantidade .Ali encontramos  pessoas que trabalharam o dia todo e receberam o mesmo salário de quem trabalhou apenas uma hora.                                           

 Será um julgamento da conduta do cristão . Cada crente será julgado neste particular . Trate-se do procedimento de cada crente por meio do corpo . Bom ou mau procedimento . " porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito, por meio do corpo " ( 2 Co 5.10 ). portanto, temperança em tudo e coisa de grande valor e importância na vida de qualquer cristão.                                                        


todo crente receberá pelo menos um louvor da parte de Deus ( Corintios 4.5 ). Haverá um galardão  para aqueles que suportam a provação (Tiago 1.12 ). também haverá recompensa para aquele sofreram com paciência por causa do senhor (Mateus 5.11,12) . todo ato de bondade  despretensiosa , movido por amor ,terá galardão (Gálatas  6.9,10 ). Até um copo com água fria , dada desta maneira , não ficará sem galardão (Mateus 10.42 ).

À oportunidade bem aproveitada para fazer o bem é uma fonte de galardão . por outro lado , a preguiça resultará na perda de  galadão Mateus 24.45,46 ; Lucas 19.26 ). Aqueles  que servem no ministério têm uma oportunidade de obterem galardões , isto é se forem fiéis , zelosos , imparciais , justos , e abnegados no trabalho que lhes for confiado . Desse tipo de obreiro , muito se exigirá 91 Pedro 5.3,4 ; Tiago 3.1 )  

            DO TRIBUNAL DE CRISTO PARA AS BODAS DO CORDEIRO 

Logo após o arrebatamento da Igreja virá o tempo descrito na bíblia como sendo a Grande Tribulação . Esse será um tempo de horror para o mundo gentílico e de apertura para a nação de Israel . nesse tempo , como já foi dito no Texto anterior , os crentes arrebatados comparecerão diante do tribunal de Cristo , para serem julgados e receberam galardão . já dissemos que esse julgamento não terá  a finalidade de revelar quem é salvo ou quem não é . por ele só passarão os salvos . note que ele terá lugar no céu , onde só entrarão os salvos lavados pelo sangue do cordeiro . A função desse tribunal está descrita em Mateus 20.8  

Findo o julgamento do tribunal de Cristo , a igreja fiel será chamada a ter acesso à festa das bodas do cordeiro .


                                                   Faça uma postagem caro leitor 

domingo, 17 de junho de 2012

LIÇÃO 1 NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES

NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES
                                                                                                 
TESTO ÁUREO                                                                   
tenho vos isso,para que em mim                                        
tenhais paz;  no mundo tereis aflições,                              
mais tende bom animo; eu venci o                                        
mundo.'(Jo   16.33
VERDADE PRATICA 
Mesmo sofrendo as  consequências 
da queda. sabemos que Deus está no 
controle de todas as coisa.


Segunda - joão 16.33                                                                                                     

No munda teremos aflições                                                                                              

...................................................................................................................................................................
Terça - Romanos 8.22
O sofrimento da criação
...................................................................................................................................................................
Quarta - Mateus  9.32
Sofrimento de ordem espiritual
...................................................................................................................................................................
Quinta - Gêneses 3.16-19; Romanos 5.12
Sofrimento de ordem pecaminosa 
...................................................................................................................................................................
Sexta - Gêneses 6.1-12
A corrupção do gênero humano 
...................................................................................................................................................................
Sábado -  1 Corintios 15.33-58
Esperamos a plena glorificação


LEITURA BÍBLICA EM CLSSE
João 16.20,21,25-33


INTRODUÇÃO 
O crente em Jesus pode vir a sofrer? Se a resposta for não, então porque 
o sofrimento assalta-lhes a vida? neste trimestre estudaremos as aflições 
do tempo presente ". Veremos que  elas, conforme ensinou Jesus (Jo 16.33,
são uma realidade inevitável até mesmo na vida do crente mais fiel. Mas
da mesma forma como Ele padeceu, porém triunfou, nós também poderemos
vencer  todas as batalhas. E, assim, cresceremos integralmente na graça
e no conhecimento de nosso Senhor Jesus cristo.
1-ORDEM NATURAL
presenciamos uma desordem nuca vista na natureza. o que  nós encontramos 
as devastações das chuvas tem-se devastado casas destruído familhas   quantas
pessoas tem si ceifada por pelos terremotos. não podemos ignorar a devastação provocada 
pela ação irresponsável do homem. A Bíblia diz que a criação geme e está com dores de parto"pelo o que o ser humano tem-lhe feito ( romanos 8.22 Nos versículos 22-27. Paulo fala de tês gemidos diferentes: o da criação (v 22, O dos crentes  (v 23 e do Espirito Santo (v 26; A criação "(i e a natureza  animada e inanimada ) tornou-se sujeito a o sofrimento e as catástrofes físicas, por causa  do pecado humano (v 20 Deus, portanto, determinou que a própria natureza será redimida e recriada, haverá novo céus e no terra. uma restauração de todas as coisas, segundo a vontade de Deus.2 Corintios 5.17; Gálatas 6.15 ; Apocalipse  21.1-5
2 ORDEM ECONÔMICA .
Outra aflição que se abate sobre o mundo é a de ordem financeira. A crise econômica internacional empobrece  países, nações e famílias. Quantos não deram cabo da própria vida porque, da noite para o dia, descobriram que perderam todos os bens? Vemos o caso de uma falia na terra de belém de Judá
que Saíram do sua cidade  por causa da fome.Rute 1.1,2 : Uma família  que tinha tudo para ser abençoada  por Deus em meio a crises financeira, Noemi, embora fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade. (a) Ela e a sua  família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa Além disso perdeu seu marido e seus dois filhos.parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela.Mais em toda a sua historia vemos como Deus agiu a seu favor.No nosso pais, milhões de pessoa sobrevivem com menos de um salario minimo.A pobreza, a fome e a miséria continuam a flagelar vidas ao redor do mundo, inclusive as dos servos de Deus Marcos 12.41-44


3 ORDEM FÍSICAS.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, doenças como câncer,hepatite, hipertensão arterial, depressão  e obesidade são consideradas as pragas do XXI. Essa informação traz nos algumas indagações: Sera que o crente fiel não é vitima de câncer?  Ou desenvolvem a depressão e não sofre de hipertensão arterial ? A fidelidade a Deus não e´a garantia de que o crente não passa por aflições, dores e sofrimentos nesta vida. Atos 28.16 na realidade Jesus ensinou que tais coisas poderão acontecer ao crente Jo   16.1-4,33  A bíblia conta que numerosos exemplos de Santos que passaram por grandes sofrimentos. por diversas razões Josué  Davi jó Jeremias e Paulo.
Os crente sofre os ataques do diabo As Escrituras mostra claramente que Satanás, como o deus deste século controla o presente século mau 1 João 5.19 . frequentemente ao vasto sistema de vida desta era , fomentados por Satanás e existente à parte de Deus ele lança suas ideias em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo.Na presente era, Satanás emprega as ideias mundanas de moralidade , das filosofias ,psicologia ,desejos , governos ,cultura educação , ciência , arte ,medicina , musicas sistemas econômicos, diversões , comunicação , esporte , agricultura etc : para opor-se a Deus , e a seu povo. No Apocalipse 3.10 por quanto guardaste a Palavra da minha paciência , também te  guardarei da hora tentação que virá sobre o mundo , para tentar os que habita na terra.Não precisamos de muito esforço para reconhecer que as enfermidade  também atingem os salvos e são consequência da queda do homem (Romanos 6.223 ) . Mesmo cientes de que as doenças acometem igualmente o servo de Deus é impossível ignorar que há enfermidades de natureza  espiritual e oriunda  de práticas pecaminosas Mateus 9.32,33; João 5.14,15


1 A QUEDA 
o sofrimento é algo comum a todos os homens, sejam impios sejam justos. Uma razão para a existência do mal é a queda humana. Deus fez um mundo perfeito Gêneses 1.31, mas a transgressão de Adão trouxe a tristeza , a dor e a morte Gêneses 3.16-19 Romanos  5.12), por isso, todos estão igualmente sujeito ao sofrimento Romanos  2.12 ; 8.22 .
A pos a queda do homana veio o castigo de Deus para que a raça humana pudesse lembrar das consequências  terríveis  do pecado e de levar a cada um a depender de Deus . porque Deus não deixou  ninguém impune . por isso toda criação geme com dor de parto.


A DEGENERAÇÃO HUMANA 
Com a queda no éden, o homem sofreu um processo de degeneração moral ,social  e espiritual. Tal degradação , observada  na vida de Caim (Gêneses 4.8-16 ) Lameque    (Gêneses  4.23-.24e de toda  aquela geração , levou Deus a destruir  o  mundo pelo o diluvio Gn   6.1--7.24) O relato bíblico mostra  claramente a corrupção humana e o  aparecimento do ódio , da viol^ncia , das guerras e de todos os atos que contrariam  a vontade de divina . Não é exatamente  essa a situação da sociedade atual? A humanidade acha-se em finca rebelião contra Deus  (Rm   33.23


O NOVO NASCIMENTO E O SOFRIMENTO 
A experiência pessoal e genuína do novo nascimento gera no crente um natureza oposta a da queda (! Jo   5.19 ) Entretanto, apesar de ter nascido de novo, o crente em Jesus não deixa de experimentar o sofrimento,  pois , como disse Agostinho de Hipona: " A permanência da concupisciência   em nós uma  maneira de provarmos  a Deus o nosso amor a Ele, lutando contra o pecado por amor ao Senhor ; é,
sobretudo, no rompimento radical com o pecado que damos a Deus a prova real do nosso amor " . Assim, experimentamos  o sofrimento porque habitamos um corpo que ainda não foi transformado, mas que espera a sua plena glorificaçao   1 Corintios 15.35-58


A SOBERANIA DIVINA NA VIDA DO CRENTE
A sabedoria  divina na experiência do crente garanti-lhe que os olhos de Deus sondem -lhe a vida por inteiro. somos  em suas mãos o que o vaso é nas mãos do oleiro (Jr 18.4). Por isso, você pode falar como salmista ;  " Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade , pois consideraste a minha aflição ; conheceste a minha alma nas angústia " (Sl   31 . 7 ) Querido irmão. querida irmã , não se desespere! O Senhor , Criador dos céus e da terra, cuida inteiramente de você e dos seus , porque " a terra é do Senhor e toda sua plenitude " (1 Corintio 10. 26


TUDO COOPERA PARA O BEM 
A vontade de Deus para as nossas vidas é boa, perfeita  e agradável Rm 12.2 ) O escritos a o hebreus reconhece que o senhor muitas vezes , usa a aprovação para corrigir -nos e fazer brotar em nossa vida o " fruto pacifico de justiça " Hb 12.3 -11. No exercito desse processo, crescemos como pessoas e servos de Deus, aprendendo na faculdade das aflições da vida. Assim , podemos dizer inequivocamente que "todas as coisas contribuem  juntamente para o bem daqueles que amam a Deus , daqueles que são chamados pelo o seu decreto ' (Romanos 8.28


DESFRUTANDO A PAZ DO SENHOR


Olhar para o sofrimento e a aflição humana e ,, paradoxalmente , desfrutar da paz de Cristo, parece-nos loucura!  Mas não o é  quando entendemos que Deus age segundo o conselho da sua vontade , visando sempre o bem e o crescimento dos seus filhos . O deserto da vida não é percorrido sob a ilusão  mágica  da " sombra e água  fresca "mas com os pés firme na realidade desértica  do sol escaldante ( Romanos 5.1-5  
Filipense  4.7 ). Nesse interregno , porém , desfrutamos a bondade , a  misericórdia e a proteção do criador     
dos ccéus e a terra . Mesmo vivendo em um mundo de aflições , podemos experimentar a paz  que excede todo entendimento e cantar em alto e bom som o coro do hino 178 da harpa Cristã :" paz , paz   / gloriosa paz/paz, paz / perfeita paz / desde  que  cristo minh, alma salvou /tenho   doce  paz .
CONCLUSÃO 
Neste mundo, estamos sujeitos às aflições e sofrimentos de qualquer espécie . A vida cristã envolve  períodos difíceis  e trabalhosos . no entanto, se a nossa expectativa estiver na soberania de Deus  e  no seu bem, desfrutaremos , mesmo que andemos em  aflição , da mais  perfeita e sublime paz de Cristo , que ao longo deste trimestre , o todo -poderoso ilumine -lhe  a mente e o coração para deleitar-se em sua eterna e maravilhosa graça . Amem. 


A o ler esta lição que você possa  postar um comentário  

segunda-feira, 11 de junho de 2012

AS 40 PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO....


  1. O   Bom samaritano   -  Lucas  10.30-37
  2. A   Ovelha perdida  -  Lucas  15.4-7
  3. A   Moeda  perdida  Lucas  15 . 8-10
  4. O   filho  (perdido)  pródigo  Lucas  15.11-32
  5. O   Administrador  desonesto  Lucas  16.1-8
  6. O   Homem  rico e  lazaro   Lucas   16.19-31
  7. Os servos   Lucas  17.7-10
  8. A   viúva  e  o  juiz    Lucas 18.2-5
  9. Os  talentos   Lucas  19.12-27
  10. Os  lavradores  maus   Lucas  20.916
  11. A    roupa  novas   Lucas  5.36
  12. O    vinho  novo  Lucas 5.37-38
  13. Os  dois  alicerces   Lucas  6.47-49
  14. Os  dois  devedores  Lucas  7.41-43
  15. O    semeador   Lucas  8.5-8
  16. A    candeia   Lucas  816-18
  17. O   servo  vigilante  Lucas 12.35-40
  18. O    amigo  persistente  Lucas  11.5-8
  19. O  rico  sem  juizo   Lucas  12.16-21
  20. O  empregado  fiel   Lucas  12.42-48
  21. A  figueira  sem  figos  Lucas  13.6-9
  22. A  figueira  sem  folhas  Lucas  21.29-31
  23. A   semente de  mostarda   Lucas  13.18,19
  24. O   fermento   Lucas  13.20,21
  25. Os  convidados para a festa de casamento  Lucas  14.7-14
  26. A  grande  festa  Lucas  14.28-33
  27. A   construção duma  torre   Lucas  14.28-33
  28. O  fariseu e o cobrador de imposto  Lucas 18.10-14
  29. O  retorno  do  proprietário    Lucas  12.1-9
  30. A   semente  que  cresce  Marcos  4.26-29
  31. O  joio  e  o  trigo  Mateus  13.24-30
  32. O   tesouro escondido  Mateus  13.44
  33. A   perola   Mateus  13.45,46
  34. A   rede   Mateus  13.47,48
  35. O  empregado  mal   Mateus  18.23,24
  36. Os  trabalhadores  no  vinhedo  Mateus  20.1-16
  37. Os  dois  filhos  Mateus 221.28-31
  38. A  festa de casamento  Mateus  22.2-14
  39. As  dez  virgens  Mateus 25.1-13
  40. As  ovelhas  e as cabras  Mateus  25.1-13                                                                                      
          DO   ANTIGO  TESTAMENTO                          

  1. A  cordeirinha    2  Samuel  12.1-4
  2. Os  dois  irmãos  e  os vingadores  2  Samuel 14.1-11
  3. O   prisioneiro  que  escapou  1  Reis  20.35-40
  4. A  vinha  e  as  uvas  Isaias   5.1-7
  5. As  duas águia  e  a  videira  Ezequiel  17.3-10
  6. O   leão  engaiolado  Ezequiel  19.2-9
  7. A  panela  fervendo  Ezequiel  24.3-14                                          

quinta-feira, 7 de junho de 2012

OS MILAGRES NA BÍBLIA

OS MILAGRE DO ANTIGO TESTAMENTO
  1. A transladação de Enoque  -    Gêneses     5.24
  2. A confusão de línguas Gêneses -    11.9
  3. Sodomitas feridos de cegueira  -    Gêneses      19.11
  4. A destruição de Sodoma e Gomorra    - Gêneses       19.24
  5. A mulher de ló convertida numa estatua de  sal  - Gêneses      19.26
  6. Nascimento de Isaque    -   Gêneses      21.2
  7. A sarça ardente - Êxodo    3.2
  8. A mão de Moisés feita leprosa   -    Êxodo   4.6
  9. A vara de Arão torna-se em serpente - Êxodo 7.10
  10. As águas torna-se em sangue - Êxodo    7.20
  11. Rãs  -  Exodo    8.6
  12. Piolhos - Êxodo 8.17
  13. Moscas - Êxodo   8.24
  14. Peste nos animais   -   Êxodo 9.6
  15. Ùlceras  -  Êxodo 9.10
  16. Trovões chuva de pedras - Êxodo  9.23
  17. Gafanhotos  -  Êxodo 10.13
  18. Trevas     -     Êxodo 10.22
  19. A morte dos primogênito    -   Êxodo  12.29
  20. Uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo    -     Êxodo13.21
  21. As águas do ma vermelho divididas -  Êxodo  114.21
  22. As águas de mara  tornan-se   doces -    êxodo  15.15
  23. Deus manda cordonizes e maná  -   Êxodo 16.13,14
  24. Água da rocha em Refindim    -    Êxodo   17.6
  25. A morte de Nadabe    e Abiú     -   Levítico   10.1,2
  26. Fogo arde entre os Israelitas  - Número 11.1
  27. Miriã    curada da lepra    -    Número 12.13
  28. A morte de coré,     Datã   e abirã    -    Número 16.32
  29. A praga que matou 14 700  -    Número 16.49
  30. A vara de aão brota -  Número 17.8
  31. Água da rocha em meribá     -   Numero  20.11
  32. Serpente abrazadoras  -  Número 21.6
  33. A jumenta de balaão    fala   -   Numero 22.28
  34. A roupa dos Israelitas não envelhece   -    Deuteronômio 8.4
  35. As águas do Jordão partidas   -    Josué  3.16
  36. As muralha de jericó demolidas  -   Josué 6.20
  37. O sol e a lua detidos  -  Josué   10.13
  38. A  lã  de Gideão e a vitoria sobre Midiã -   Juiz  6 e 7
  39. as proezas de Sansão  -   Juiz 14  a  16
  40. Os filisteu feridos e a queda de dagom    -   1    Samuel  5.3-12
  41. A morte de Uzá  -   2    Samuel  6.7
  42. Seca-se a mão de Jeroboão  -   1   Reis  13.4
  43. Corvos sustentam a Elias  -   1  Reis   17.6
  44. A seca de Elias - Tiago  5.17
  45. A farinha e o azeite da viúva de Sarepta    - 1  Reis 17.16
  46. Elias ressuscita o filho da viúva   -    1    Reis    17.22
  47. Elias faz fogo descer do céu no Carmelo   -   1    Reis   18.38
  48. A chuva de Elias    -    1  Reis   18.45
  49. Elias faz  fogo descer sobre os capitães  -  2   Reis  1.10
  50. Elias divide as águas do Jordão   -    2   Reis2  2.8
  51. Elias foi elevado num carro de fogo  2  Reis  2.11
  52. Eliseu  divide as águas do Jordão   -   2  Reis 2.14
  53. Eliseu torna  saudáveis as águas de Jericó  -   2 Reis  2.22
  54. duas ursas despedaçam 42  menino   -   2  Reis 2.24
  55. Eliseu supre  água para o exército   -    2 Reis  3.20 
  56. Eliseu aumento o azeite da viúva    -    2  Reis 4.6
  57. Eliseu ressuscita o filho da sulamita   -   2   Reis  4.35
  58. A  morte tirada da panela    -    2  Reis   4.41
  59. Cem homens alimentados   -     2  Reis 4.43
  60. Naamã   curado e Geazi   atacado da lepra  -  2  Reis 5
  61. Eliseu faz flutuar um machado   -   2   Reis  6.6
  62. Um exérscito    ferido de cegueira e curado - 2  Reis  6.18
  63. Um morto ressuscitado ao tocar os ossos de Eliseu  - 2  Reis  13.21
  64. Destruição do exérscito    de  Senaqueribe  -   2   Reis  19.35
  65. Retrocede o sol dez graus   -   2  Reis  20.11
  66. O holocausto de Salomão  consumido   -   2  Cronica  7.1
  67. Uzias atacado da lepra   -    2 Cronica  26.20
  68. Os três  hebreus livrados da fornalha de fogo  -   Daniel 3.26
  69. Daniel livrado da cova  dos leões   -  Daniel   6.22 
  70. Jonas livrado do peixe  -  Jonas   2.10      
 Os Milagres de Cristo                                                                                                                      NARRADO  UM SÓ EVANGELHO:
  1. A cura de dois cego -  Mateus  9.29 
  2. A cura de um   mudo   endemoniado -Mateus   9.33
  3. A estáter na boca do peixe  - -Mateus 17.27
  4. A cura de um surdo e gago - Marcos    7.35
  5. A cura de cego em betsaida    -   Marcos   8.25
  6. Cristo passa por entre os inimigos irados  Lucas   4.30 
  7. A pesca maravilhosa  -  Lucas  5.6
  8. A ressurreição  do filho da viúva de Naim    -  Lucas  7.15
  9. A cura de uma mulher curvada  -  Lucas 13.13
  10. A cura de um hidrópico  -  Lucas 14.4
  11. A cura de dez leproso   -  Lucas 17.14
  12. A cura da orelha de Malco -  Lucas  22.51
  13. Água transformada em vinho   -   João  2.9
  14. Sinais feito durante a festa da páscoa   -  João 2.23
  15. A cura do filho de um oficial do rei   -  João  4.46
  16. A cura de um paralitico de betesda  -  João  5.9
  17. A cura de um cego de nascença   -   João  9.7
  18. A ressurreição de Lázaro  -   João  11.14
NARRADOS  EM  DOIS  EVANGELHOS:

  1. A cura de endemoniado em Cafarnaum  -  Marcos   1.26 .....  João  4.35
  2. A cura do criado de um centurião -  Mateus  8.13 ...... Lucas  7.10
  3. A cura de um endemoniado cego  e mudo  -  Mateus   12.22   .......  João  11.14
  4. A cura da filha de uma cananéia   - Mateus  15.28 .....Marcos   7.29
  5. quatro mil homens  alimentas -   Mateus 15.37 ........Marcos   8.8
  6. Seca a figueira sem fruto  -   Mateus  21.19 .......Marcos   11.14                                          NARRADO EM TRÊS EVANGELHOS:
  7. A cura de um  leproso  Mateus  8.3....Marcos  1.42 ......Lucas  5.13
  8. A cura da sogra de Pedro -  Mateus 8.15.....Marcos  1.31......Lucas  4.39
  9. Uma tempestade  acamada  -Mateus  8.26 ........Marcos  4.39..........Lucas 8.24
  10. A cura de dois endemoniados gadarenos - Mateus  8.32 .......Marcos  5.13 ......Lucas  8.33
  11. A cura de um paralitico em Cafarnaum  Mateus 9.7 ........Marcos  2.12 .......Lucas  5.25  
  12. A cura de uma hemorrágica - Mateus ........9.22 ......Marcos 5.29......Lucas 8.48
  13. A ressurreição da filha de Jairo - Mateus  9.25 .....Marcos 5.42 .......Lucas  8.55
  14. A cura de um homem da ressequida  -Mateus  12.13 ......Marcos 3.5.......Lucas   6.10
  15. Anda por  sobre o mar  -Mateus 14.25............Marcos 6.48 .........João 6.19
  16. A de um jovem possesso -Mateus 17.18 ........Marcos  9.25 ......Lucas 9.42
  17. A cura de dois cego, Bartimeu -  Mateus 20.34 .......Marcos ....10.52 .....Lucas  18.43 Narrados nos quatro  Evangelhos:
  18. Cinco mil homens alimentados Mateus 14.20 -Marcos 6.42- Lucas 9.17-  João 6.12                   OS MILAGRES NA IGREJA PRIMITIVA:
  19. A palavra confirmada por meios de sinais -  Marcos  16.20
  20. Línguas do pentecoste  Atos -  2.1,8
  21. Muitos prodígios,  pelos apóstolos   -  Atos  2.43
  22. A cura de um coxo na porta formosa -  Atos   3.1
  23. A morte de Ananias  e   Safira   Atos   5.1-10
  24. Muitos prodígios pelas mãos dos apóstolos  Atos   5.12-16
  25. Abrem-se as porta do cárcere       Atos  5.19
  26. Estevão faz prodígios e grandes sinais     Atos  6.8 
  27. Filipe opera sinais   Atos 8.6,13
  28. A cura de Enéias    Atos  9.34 
  29. A ressurreição de Dorca    Atos 9.40
  30. Pedro livrado da prisão  Atos 12.7
  31. Elimas ferido de cegueira   Atos   13.11
  32. Sinais  e prodígios em Icônio  Atos   14.3
  33. A cura de um coxo em Listra   Atos 14.10
  34. Prodígios feito por barnabé  e  Paulo   Atos   15.12
  35. A cura de uma jovem adivinhadora  Atos 16.18
  36. Milagres extraordinários pelas mãos de Paulo  Atos 19.11
  37. Êutico ressuscitado da morte   Atos  20.12
  38. Públio    curado de disenteria    Atos 28.8
  39. Os  enfermo da ilha de Patmos     curados   Atos 28.9
  40. O evangelho divulgado por prodígios  Romanos  15.19
  41. A  operação de milagres    1 corintios 12.10
  42. Operação de milagres     1  corintios 12.28 
  43. Os credenciais de apostolado, por poderes miraculoso  2  Corintios 12.12
  44. O que opera milagres entre vós  Gálatas   3.5
  45.  Vários milagres    Hebreus   2.4