sábado, 27 de outubro de 2012

AMÓS - JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DE ADORAÇÃO/ CPAD

                                                                                    
Amós A justiça social como parte da adoração CPAD
Texto Áureo
" Porque vos digo que , se a vossa 
justiça não exceder a dos escribas e
fariseus , de modo nenhum entrareis 
no reino do céus ( Mateus 5.20 ).
VERDADE PRATICA
Justiça e retidão são elementos necessários 
e imprescindível à verdadeira adoração a Deus.
LEITURA DIÁRIA  

Segunda - Provérbios 14.34
A justiça social exata as nações 

Terça Provérbios -19. 17
Quem ajuda o pobre empresta a Deus 

Quarta - Isaías 1.13-15
O sacrifício e o estado espiritual do adorador

Quinta - Romanos 15.26,27
A espiritualidade do trabalho social 

Sexta - II Corintios 9.8,9
Deus abençoa quem socorre os pobres 

Sábado - Tiago 1.27 
Socorrer os necessitados  é parte da adoração 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Amós 1 
Amós 1 - As palavras de Amós que estava entre os pastores de 
Tecoa , oque ele viu a respeito de Israel , nos dias de Uzias ,rei
de Judá , nos dias de Jeroboão , filho de Joas , rei de Israel , dois
anos  antes do terremoto .
Amós 2
Amós 6- Assim diz o  SENHOR : por três transgressões de Israel e por quatro , não retirarei o castigo , porque vendem o justo por dinheiro
e o necessitado por um par de sapatos.
7- Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres , eles pervertem o caminho dos mansos ; e um homem e seu pai entram à mesma moça,para profanarem o meu santo nome.
8- E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado .
Amós 5
21- Aborreço , desprezo as vossas festas , e as vossas assembleia 
Solenes não me dão nenhum prazer .
22- E , ainda que me ofereçais holocausto e oferta de manjares , não me agradarei delas , nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordas .
23- Afasta de mim  o estrépito dos teus cânticos ; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos .

INTRODUÇÃO 
O livro de Amós permanece atual e abrange diversos aspecto da vida social , politica e religiosa do povo de Deus . O profeta combateu a idolatria , denunciou as injustiça sociais , condenou a violência , profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel . Amós é conhecido como o livro da justiça de Deus e mostra aos religiosos a necessidade de incluir na adoração dois elemento importante e há muito esquecidos : justiça e retidão .

I . LIVRO DE AMÓS  
1 . Contexto histórico .
Amós era originário de Tecoa , aldeia situada a 17 quilômetro ao sul de Jerusalém e exerceu o seu ministério durante os reinados de Uzias , rei de Judá , e de Israel (1.1;7.10 ). foi , de acordo com a tradição judaica-cristã , contemporâneo de Oseias , Jonas , Isaías e Miqueias , no período assirio .

 Quando o ouvimos a expressão " Ele é um homem de Deus " , a imagem que mais freqüentemente vem à nossa mente é a de um famoso evangelista , um reverendo , um missionário ou mesmo um ministro em uma universidade --profissionais , trabalhadores  cristão ou alguém que ensina a Palavra  por vocação 
Amós com certeza era um homem de Deus 

Amós era pastor e cultivava figueira no reino do Sul (Judá ).mas também profetizava para o reino do Norte (Israel ). Politicamente , a nação de Israel atingira o clímax de seu poder e desfrutava de uma próspera economia , mas seu povo era espiritualmente corrupto . Os ídolos eram adorados em todas as regiões , especialmente em Betel que era considerada o centro religioso da nação , como Oseias ,Amós foi enviado por deus para denunciar essa corrupção social e religiosa. Aproximadamente 30 ou 40 anos após profecia de Amós , a Asiria destruiu a capital de Israel , Samaria , e conquistou o Reino do Norte  em 722 a.C .). Uzias reinou em Judá de 792 a.C a 740 A.C e Jeroboão II governou Israel de 793 a 753 A.C .

Amós anunciou o castigo decretado por Deus a cada uma das nações que estavam ao redor de Israel -- até mesmo a Judá Talvez o povo de Israel tenha se regozijado ao ouvir as repreensões  dirigidas contra  estas nações . Mas Amós então anunciou o castigo de Deus contra o próprio povo de Israel. Não podia justificar seu próprios pecados pelo fato de a transgressões dos vizinhos parece piores , Deus não faz acepção de pessoas ; Ele julga a todos com justiça e imparcialidade .

2 . Vida pessoal de Amós 
A pesar de ser apenas um camponês de Judá , boieiro e cultivador de sicômoros " ( 7 .14 ) e de não fazer parte da escola de profetas , foi enviado por Deus a profetizar em Betel , centro religioso do Reino do norte ( 4.4 ). Ali , Amós enfrentou forte oposição do sacerdote Amazias , alinhado politicamente ao rei Jeroboão II ( 7.10-16 ). todo sistema político , religioso , social , e jurídico do Reino de Israel estava contaminado . Foi esse o quadro que Amós encontrou nas dez tribos do Norte . O profeta tornou público a indignação de Jeová contra os abusos dos ricos , que esmagavam os pobres . Ele levantou-se também contra as injustiça sociais e contra toda a sorte de desonestidade que pervertia o direito das viúvas ,
dos orfão e dos necessitados ( 2.6-8 ; 5.10-12 ; 8.4-6 ). No cardápio 
da iniquidade , estavam incluído ainda o luxo extravagante , a pros-
tuição e a idolatria ( 2.7 ;5.12 ;6.1-3 )

3 . Estrutura e mensagem .
O livro se divide em duas partes principais . A primeira consiste
nos oráculo  quer dizer  a ( Vontade de Deus anunciada as homens )  que vieram pela palavra ( 1--6 ) e a segunda , nas visões ( 7--9 ). 
O discurso de Amós é um ataque direto às instituições de Israel , confrontando os males que assolavam os fundamentos sociais , morais e espirituais da nação .O assunto do livro é a justiça de 
Deus . O discurso fundamenta-se em denúncias e ameaças de castigo"( 2.6) , terminando com a restauração futura de Israel ( 9.11-15 ) . Ele é citado em o Novo Testamento ( Amós 5.25,26 cp . Atos 7.42,43 ; 9.11,12 cp .Atos 15.16-18 ) .
II Política e justiça social 
1 . Mau governo 
Infelizmente , alguns líderes , como Saul e Jeroboão I . filho de Nebate , causaram a ruína do povo escolhido ( I Cronicas 10.13,14 ; I Reis 13.33,34 ). Amós encontrou um desses maus político no Reino do Norte ( 7.10-14 ). Oseias , seu colega de ministério, também denunciou esses males com tenacidade e veemência ( Oseias 5.1 ; 7.5-7 ).
2 . A justiça social 
É nossa responsabilidade pessoal lutar por uma sociedade mais justa . Tal senso de justiça expressa o pensamento da lei e dos profetas e é parte do grande mandamento da fé cristã ( Mateus 22..35-40 ). Amós foi o único  profeta do Reino do Norte a abradar energicamente contra as injustiças sociais , ao passo que em Judá , mensagens de igual teor aparece por intermédio de Isaías , Miqueias e Sofonias . 
Seis  aspecto básico caracterizam o livro de Amós ,
 (1 ) É primeiramente , um grito profético em favor da justiça e da retidão , baseada no caráter de Deus .
(2) Ilustra vividamente quão abominável é para  Deus a religião divorciada de uma conduta reta .
(3) É uma confrontação radical e vigorosa entre Amós e o sacerdote Amazia ( 7.10-17 ) . que se tornaria uma cena clássica na profecia hebraica . 
(4) Seu estilo , audaz e energético , reflete a inabalável  lealdade do profeta a Deus e aos seus justos padrões para com o povo do concerto.
(5) Demostra a disposição de Deus em usar pessoas que lhe são tementes , ainda que desprovidas de credenciais formais ,para proclamarem a sua mensagem numa era de profissionalismo . 
(6) Há em Amós , numerosos trechos bem conhecidos , entre os quias são  3.3,7; 4.6-12 ; 5.14,15 ;21-24 ; 8.11 ).
3 O pecado .
A expressão : "por três transgressões de Israel e por quatro , não retirarei o castigo " ( 2.6 ) refere-se não à numeração matemática , mas é máxima comum na literatura Semítica ( veja Fraseologia similar em Jó 5.19 ; 33.29 ; Eclesiastes 11.2 ; Miqueias 5.5,6 ). Neste texto significa que a medida da iniquidade está cheia e não há como suspender a ira divina .  
III. INJUSTIÇA SOCIAL
1 . Decadência social (2.6).
Amós condena o preconceito e a indiferença dos mais abastados no trato aos carentes do povo , que   veem seus direitos seremm violados (2.7 ; 4.1 Salmos 5.11 ; 84.6 ). Vender os próprios irmãos pobres por um par de sandálias é algo chocante , tal ato , que atenta contra a dignidade humana , demostra a situação de desprezo dos poderosos em relação aos menos favorecido , Uma vez que as autoridades e os poderosos aceitavam subornos para torcer a justiça contra os pobres , o profeta denuncia esse pecado mais de uma vez (8.4-6 ).
2 . Decadência moral .
prostituição cultural era outra pratica chocante de Israel e mostra a decadência moral e espiritual da nação " Um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem e , assim profanam o meu Santo nome " (2.7). O pior é que tal prostituição era financiada com dinheiro sujo da opressão que os maiorais infligiam ao povo (2.7,8).
3 . Decadência religiosa .
O profeta denuncia a violação da lei do Senhor que ninguém mais respeitava ( Ex 22.26,27 ; Dt 24.6-17). A acusação não nse restringe à crueldade e à apropriação indébita , mais também a pratica do culto pagão , visto que a expressão " qualquer altar" (2.8) não pode ser no templo de Jeová , e sim no de um ídolo . Amós encerra a denúncia a essa série de pecados , condenando a idolatria, a cobrança indevida de taxas e a malversação dos impostos no culto pagão e nos banquetes em honra aos deuses
 IV . A Verdadeira adoração
1 . Adoração sem conversão
A despeito de sua baixa condição moral e espiritual , o povo continuava a oferecer o seu culto a Jeová sem refletir e com as mãos sujas de injustiças . Comportando-se assim , tanto Israel como Judá , reproduziam o pesamentos pagão , segundo o qual sacrifícios e libações são suficientes para aplacar a ira dos deuses . Entretanto ,Deus declara não ter prazer algum nas festas religiosas que os Israelitas promoviam (5.21 ; Jr 6.20 ).
2 . O significado dos sacrifícios 
Expressar a consagração da ofertante a Deus era uma das marcas dos sacrifícios . E Amós menciona dois : "oferta de manjares " e  "oferta pacífica" (5.22). As ofertas de manjares não eram sacrifícios de animais .tratava-se de algo diferente , que incluía flor de farinha , pães asmos e espigas tostada , representando a consagração dos frutos dos labores humanos a Deus ( Lv 2.14-16). Já as ofertas pacíficas eram completamente voluntárias e tinham uma marca distintiva , pois o próprio ofertante podia comer parte do animal sacrificado (Lv 711-21 ).
3 . Os cânticos .
Os cânticos faziam parte das assembleias solenes (5.23). No entanto , eles perdem o valor espiritual quando não há arrependimento sincero . A verdadeira adoração , porém , não consiste em rituais externos ou em cerimônias formais . O genuíno sacrifício para Deus é o espirito (Sl 51.17). Há um numero muito grande e variado de palavras hebraicas e grega para descrever a adoração e o ato de adorar . Contudo , a ideia principal de todas é de devoção reverente , serviço sagrado e hora a Deus , tanto de maneira pública como individual .Em suma , Deus exige de seu povo verdadeira adoração
CONCLUSÃO 
A adoração ao verdadeiro Deus , nas suas várias formas , requer santidade e coração puro . Trata-se de uma comunhão vertical com Deus , e horizontal ,com o próximo (Mc 12.28-33). Essa mensagem alerta-nos sobre o dever cristão de não nos esquecermos dos pobres e necessitados e também sobre a responsabilidade de combatermos as injustiças , como fizeram Amós e os demais profetas .
     
                                                                                                                                                   
                                                                 
                                                                                                                         
RESPONDA 
1 . Qual o discurso do livro de Joel ?
2 . Qual a nossa responsabilidade pessoal ?
3 . O que significa a expressão " por três transgressões de Israel e por quatro , não retirarei o castigo"? 
4 . Quias as três decadências nos dias de Amós ? 
5 . Qual o verdadeiro sacrifício para Deus ? 
                                                               

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AS REDES SOCIAIS E A ESCOLA DOMINICAL

A má utilização da internet tem sido o tema de muitos debate e pregações no meio evangélico . De fato , a internet tem sido amplamente utilizada para a propagação de materiais de conteúdo pornográfico , para a prático de crimes cibernéticos , para divulgação do ateísmo , para a apologia ao uso de drogas etc . Existem pessoas que se viciam pela internet e deixam de viver uma vida normal , deixam de conviver com a sua família , deixam de contemplar a natureza e se fecham no mundo cibernético .
Mas , por outro lado , também existe muito conteúdo na internet de boa qualidade , inclusive informações que edificam a vida cristã , como textos doutrinários,informações históricas que ajudam a contextualizar a leitura  bíblica , mapas , vídeos etc. 
Utilizando-se  um mecanismo de busca como o Google, uma gigantesca base de informações pode ser acessada  em poucos segundos , de qualquer parte do mundo 

O mundo sofreu uma grande transformação nas últimas décadas . Nos dias atuais, a internet não pode ser banida da vida da maioria das pessoas , principalmente do jovem , pois faz parte do seu dia -a-dia, tanto da escola quanto do  trabalho . Na escola , os professores assumem de antemão que os alunos possuem acesso à internet . O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) Em  2011 foi " Viver em rede no século XXI: 

A internet também simplifica vida das pessoas em muitos casos, como na utilização dos bancos eletrônicos, a declaração de impostos de renda , aquisição de passagens aéreas , entre muitas outras  aplicações úteis .

As redes sociais formam mundos virtuais paralelos ao mundo real,permitindo o relacionamento entre pessoas, muitas vezes anônimas e distante fisicamente entre si , viabilizando a internet  e troca  de informações de todos os tipos . Esses mundos virtuais interligam-se fortemente com o mundo real. Muitos  relacionamentos virtuais acabaram em casamentos felizes.

Mas , infelizmente , muitos relacionamentos são casuais , servindo a rede de instrumento para sedução , prostituição e perdição de muitas  pessoas .E por conta disso , assim como aconteceu com a televisão no século XX , alguns pastores tentam desmotivar os seus membros a simplesmente evitarem a internet e aconselham aos pais a proibirem seu filhos de utilizarem a internet . Essa proibição é possível e aconselhável? claro que  não 

SE OS JOVENS FOREM IMPEDIDOS DE  ACESSAR AS REDES SOCIAIS UTILIZANDO OS COMPUTADORES DE SUAS CASAS , ELES PODERÃO ACESSA-LAS  POR MEIO DAS LAN-HOUS-ES,CYBER-CAFÉS, COMPUTADORES DA ESCOLA, TABLETS 

No casa das crianças. Existem diversas maneiras de se monitorar , controlar e bloquear o acesso a conteúdo impróprios . Esse é o chamado " controle parental " , mas muitos  jovens conhecem mais sobre essas tecnologias ligadas à internet que seus pais e as tentativas de proibição podem acabar frustradas . 

Se os jovens forem impedidos de acessar as redes sociais utilizando  os computadores de suas casas, eles poderão acessa-los por meio das lanhouses , cyber-cafés , computadores da escola , computadores de amigos , tablets etc. Até mesmo  os aparelhos celulares podem ser utilizados para acessar as redes sociais Alguns modelos de TV denominados " Smart TVs " podem se conectar na internet e assim permitir o acesso à redes sociais .
Em fim , é muito difícil impedir que os jovens tenham acesso às redes sociais  Somente o que resta é aconselhá-los e  repetir as palavras de nosso  Senhor Jesus Cristo :" Não peço que os tires do mundo , mas que os livros do mal " (João 17:15 ). 
Ao invés de simplesmente proibi-los deve-se incentiva-los a  utilizarem   a  internet   de forma frutífera . É importante se cultivar  o hábito de sempre dialogar com os jovens, entender os seu anseios , os seus desejos  e propor algumas regras e alternativas espiritualmente sadias . O melhor controle parental que existe é o diálogo dos pais com os seu filhos .

Os dias que estamos vivendo esta faltando a intervenção dos pais com os filhos ,na ajuda  dos problema que enfrenta todos os dias os nossos filhos . a internet esta como veiculo do mundo virtual  dentro do nossos lares .O mundo sofreu uma grande transformação nas últimas décadas. Nos  dias atuais , a internet não pode ser banida da vida da maioria das famílias  das pessoas , principalmente do jovem , pois ela faz parte do seu dia -a-dia tanto da escola quanto  do trabalho . mas é preciso  orientar a eles o que ver , oque esta fazendo porque é na fase da adolescência  que se conhece e se começa a consumir o fumo e o álcool e até drogas ilícita . muitos entram  no  submundo das drogas por carência afetiva , curiosidade ou para ser aceito por determinado grupo social . A pessoa viciada perde a noção do certo e do errado e , para satisfazer  o vicio , é capaz de roubar e até matar . Alguns comete suicídio  porque sentem sozinhos e abandonado por amigos e familiares por isso o mundo  em que estamos vivendo e preciso muito diálogo entre pais e professores da escola dominical e que este professores estejam preparados capacitados pra a conselhar esses pais que já não sabe lidar  com os problemas de seu filhos e filhas o mundo tem assumido  um papel  muito grande em meios as famílias e isto tem desestruturados muitas pais .

 As redes sociais tem levado muitos jovens e adolescentes  ao crime  drogas prostituição , e outros coisas mais . devemos ensinar o nossos jovens e adolescente como usar as redes sociais para  para o nosso relevo espiritual . Na nossas igrejas está precisando que os nossos pastares venham tomar providencia concernente a o estudo da palavra de Deus ,para mostrar a eles o quanto é precioso usar as redes para evangelizar . os carentes de nossa sociedade , pois as redes sociais é o meio mais pratico de fazer esta obra  de Deus . porque é acessada por milhares de pessoas de todas a idades . de todas as classes sociais independente de sexualidade . porque estou escrevendo sobre isto poque tenho contemplado a falta de nossos lideres que estão preocupado com prosperidade com nível social  com posição com cargos elevados 
e isto mim preocupa porque as pessoas estão morrendo . 

Á  criminalidade tem aumentado assustadoramente , e a maioria são os jovens e adolescente  porque isto , porque eles não estão preparados , para viver na sociedade , Satanás tem arrastado é milhares ,vamos  meus caros pastores  levar a ele ao conhecimento do grande Deus , que criou   o céus e a terra, que enviou seu Único filho para salvar a esta  humanidade  toda . isto depende de nós que somos pregadores da atualidade . somos chamados para isto mateus 28.16-19 Jesus chamou seus discípulo e  deu a eles essa missão . veja marcos 16 .15-18 




sábado, 20 de outubro de 2012

LIÇÃO 3 O DERRAMAMENTO DO ESPIRITO SANTO

                              Joel  
Joel ----- O Derramamento do Espirito Santo
Texto Áureo 
" E nos último dias acontecerá , diz Deus , que do meu Espirito derramarei  sobre  toda carne ; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão , os vossos jovens terão visões , e os vossos velhos sonharão sonhos " (At 2.17 ).
                                   VERDADE PRATICA
O Espirito Santo não veio ao mundo cumprir uma missão temporária , mas guiar a Igreja até a vinda do Senhor 

LEITURA DIÁRIA 

Segunda - Isaías 44.3 
O derramamento do Espirito Santo
Terça - Mateus 3.11
Jesus batiza com espirito Santo
Quarta - João 14.16 
O consolador está sempre conosco
Quinta
O Espirito Santo ensina a igreja 
Sexta
As línguas  e o batismo com o Espirito Santo 
Sábado
Os gentios e o batismo com Espirito Santo 
                             LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Joel 1.1; 2.28-32
1)Palavra do Senhor que foi dirigida a  Joel , filho de Petuel
Joel 2 
28)e há de ser que , depois derramarei do meu   Espirito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizaram , os vossos velhos  terão sonhos , os vossos jovens terão visões 
.29) e também sobre os servos e sobre as servas , naqueles dias , derramarei o meu Espirito
30) E mostrarei prodígios no céu e na terra , sangue , e fogo , e colunas de fumaça .
31) O sol se converterá em trevas , e a lua  em sangue , antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR
32) - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR 
será salvo ; porque no monte  Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito , e nos restantes que o SENHOR chamar.
                                               INTRODUÇÃO
O movimento pentecostal , no inicio do século 20 , colocou o livro de em evidência , fazendo com que ele fosse conhecido como o " profeta pentecostal". Apesar disso , o anúncio da descida do Espirito Santo não é o tema  predominante de seus  oráculos. A maior parte de suas profecias fala da praga da locusta e do julgamento das nações no fim dos tempos . Joel , cujo  nome  significa " O Senhor é Deus "., identifica-se como " filho de petuel "(1.1 ). Suas numerosas referências a Sião e ao ministério do templo indicam que ele era profeta em Judá e Jerusalém , e sua familiaridade  com os sacerdotes sugere ter sido ele um profeta " sacerdotal ". confere .( Jeremias 28.1-5 ) que proclamou a verdadeira palavra do Senhor  

              1  O LIVRO DE JOEL NO CÂNON SAGRADO  
Pouco ou quase nada se conhece sobre  Joel e a sua época . As  escassas informações baseiam-se em alguns lampejos extraídos de seu livro . Era profeta de Judá e seu pai se chamava  petuel (1.1 ).
isso é tudo o que sabemos de sua vida pessoal . nenhum rei é mencionado em seu livro , dificultando a contextualização histórica .Ele é anterior a todos os profetas literário , pois tem-se como certo que escreveu suas profecias em que Judá estava sob a regência de Joiada  durante a infância de Joás ( 2 Cronicas 23 .16-21 ). Isso explica a influência e a presença significativa dos sacerdotes no governo de Judá ( Joel 1.9,13; 2.17 ). O templo estava em pleno funcionamento ( Joel 1.9,13,14 ).

 2 .Posição de Joel no cânon Sagrado                                                         A ordem dos profetas menores em nossas versões da bíblia judaica e da vulgata latina , mas não é a   cronológica . Joel é o segundo livro , situado entre Oseias e Amós , mas na septuaginta  há uma diferença na ordem dos primeiros seis livros : Oseias , Amós , Miqueias ,Joel  , Obadias , Jonas 

3.Escritura e Mensagem  
O oraculo foi entregue ao profeta por meio da palavra (1). São três capítulo , mas a sua divisão na bíblia Hebraica é diferente : lá temos  quatro capítulo , pois o trecho 2.28-32 equivale ao capítulo três , com cinco versículo , e o conteúdo do capítulo quatro é exatamente o mesmo do nosso capítulo três . São dois os temas principais : a praga da locusta ( 1--2.27 ) e os eventos do fim dos tempos ( 2.28 --3.21 ). O assunto do livro é escatológico , com ameaças e 

II . A pessoa do Espirito Santo  
1 . Sua personalidade 
Espirito está presente em todas a Bíblia , que o mostra claramente como uma pessoa e não como uma mera influência ele é inteligente ( Romanos 8.27 ), tem emoções ( Ef 4.30 ) e vontade  ( atos 16.6-11 ; I Corintio 12.11 ).  Há abundantes provas bíblicas de sua         personalidade .

2 . Sua divindade 
O  espirito Santo é chamado de " Deus de Israel " ( II Samuel 23.2,3). Ele é igual ao pai e o filho em poder , gloria e majestade . Na declaração batismal, somos batizados também em seu nome (Mt 28.19 ; Ef 4.4-6 ). Isso significa que o Espirito Santo é objeto da nossa fé e da nossa adoração . Ele é tudo o que Deus é ( I Co 2.10,11 ).

3 ) Como uma pessoa pode ser derramada ?
Esta é uma das perguntas que alguns grupos religiosos fazem frequentemente com a finalidade de " prover " que o Espirito Santo não é Deus nem uma pessoa . Aqui , por duas vezes a palavra profética afirma " derramarei o meu Espirito" ( 2.28,29 ), o que é ratificado em o Novo Testamento ( At 2.17,18 ). Ao longo da história , a divindade do Espirito Santo sempre encontrou oposição . Após  o  concílio  de   Niceia , surgiram   os     pneumatomachoi 
(" opositores do Espirito ") que , liderados por Eustáquio de Sebaste ( 300- 380 ). não aceitavam a divindade do Espirito Santo .
4 . Linguagem Metafórica  
O " derramamento" do Espirito Santo é a expressão que a Bíblia usa para descrever o revestimento de alguém com o poder do mesmo Espirito. Trata-se de uma metáfora , figura que " consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é a sua , em virtude uma comparação  implicíta " ( Gramática rocha lima ). Simbolizada pela água , o Espirito Santo lava , purifica e refrigera como reflexo de sua múltipla operações ( Is 44.3 ; Jo 7.37.-39; Tt 3.5 
III . Horizontes da promessa 
1 . Ponto de partida . 
A profecia do derramamento do Espirito Santo começo u a ser cumprida no dia de Pentecostes , que marcou a inauguração da Igreja (At 2.16 )  O apostolo Pedro empregou apropriadamente a expressão " nos últimos dias " (At 2.17 ) no lugar de " depois " ( Jl 2.28 ).
Não faz sentido algum , por consequinte ,  afirmar que a efusão do Espirito Santo foi apenas para a era  apostólica ; antes , pelo contrário , começou com os apóstolo e continua em nossos dias . era o ponto de partida , e não de chegada.

2 . Comunicação divina. 
Deus disponibilizou recursos espirituais para manter a comunicação com o seu povo por meio de sonhos , Visões e profecias , independentemente de idade , sexo e posição social ( 2.28b ). Todavia , cabe-nos ressaltar que somente a Bíblia é a aoutoridade divina na terra . Quanto aos sonhos , visões e profecias , são-nos concedidos para a edificação individual , e não podem ser usados para fundamentar doutrinas . A Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé prática .
IV O fim dos tempos 
1 . Sinais 
A profecia de Joel fala ainda sobre aparição de sinais  em sima no céu e embaixo na terra , sangue , fogo e colunas de fumaça , do sol convertendo-se em trevas e da lua tornando-se sangue ( 2.30,31 ). São manifestações teofânica de Jeová para revelar a si mesmo e também para executar juízo sobre o pecado ( Ex 19.18; Ap 8.7 ). Tudo isso o apostolo Pedro citou integralmente em sua pregação (At 2.19,20 ). É de se notar que tais manifestações não foram vistas por ocasião do pentecostes . A explicação é que se trata do começo dos " últimos dias ".

2 . Etapas . O primeiro advento de Cristo e o derramamento do Espirito Santo são eventos introdutório  dos últimos dias " (At  2.17 ). Os sinais cósmico acompanhados de fogo , coluna de fumaça etc., ausentes no dia de pentecostes , dizem respeito á grande tribulação , no epílogo da história , "antes que venha o grande e terrível dia do Senhor " ( Joel 2.31;Atos 2.20 ). 
3 . Resultado.
A vinda do Espirito Santo, além de revestir os crentes em Jesus  
Também em salvação a todos os que desejam encontrar  a vida eterna . O apostolo Pedro termina a citação dde Joel com estas palavras : Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" 
Atos 2.21 ). O nome " SENHOR" , com letras maiúscula , indica na Bíblia Hebraica a presença do tetragrama YHWH ( as quatro consoantes do nome divino "yahweh ,javé , Yhovah , Jeová "). O apostolo Paulo citou essa passagem referindo-se a Jesus , e afirmando que o meigo Nazareno é o mesmo grande Deus Jeová de Israel ( Romanos 10.13.
Conclusão 
O derramamento do Espirito Santo inaugura a dispensação da igreja , que acompanharam de grandes sinais , faz do cristianismo uma religião sui genereis . A Igreja continua recebendo o poder do alto e prossegue anunciando a salvação a todos os povos . Nisso vemos a múltipla operação do Espirito Santo, revestindo de poder os crentes em Jesus e convertendo o pecador de seus pecados ( Atos 1.8 ; João 16.7-11).

                              veja algumas foto de  gafanhoto 

 lagarto   gafanhoto locusta  pulgão 





 







terça-feira, 16 de outubro de 2012

SUBSÍDIO PARA OS DOZE PROFETAS MENORES


     LIÇÃO  1 DO QUARTO TRIMESTRE

A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES                       

       Atividades que nos ajudam a fixar os temas proposto

Neste trimestre começaremos o estudo dos profetas menores. Essa designação " profetas menores " não representa uma forma de atribuir menor valor a esse grupo de profetas em relação ao grupo anterior , Isaías , Jeremias , Ezequiel e Daniel , também conhecidos como profetas maiores . Essa designação é referente à classificação feita pela igreja latina , que de forma didática , separou esses livros pela extensão de seu conteúdo , e da mesma forma que os profetas maires , os profetas menores foram igualmente inspirados por Deus , e tem tanta autoridade quanto os demais .

Uma advertência precisa ser trazida as que vão estudar os profetas menores . A profecia é preditiva , ou seja , apresenta informações sobre o que ainda  há  acontecer  no futuro. Mas  dizer o que ainda vai acontecer , para  que tenhamos a certeza de que Deus realmente falou por meio dos profetas , é apenas uma das funções da profecia 
Os profetas , inspirados por Deus , olham para o futuro , mas também para os seus próprios dias . Eles denunciaram os pecados do povo quando esse se desviava dos  caminhos do Senhor . 

Amós ,por exemplo , clamou contra as pessoas ricas de sua época , que de forma injusta , tomavam terras das mais pobres , deixando-os não apenas  sem abrigo , ma também sem condições de trabalho cotidiano . Obadias condenou a participação dos edomitas em um ataque contra Judá , pois tinham ascendência comum , e como irmãos , jamais poderiam Viver com animosidade . Miqueias  clamou para que o ritualismo não fosse superior à obediência , e para que seu povo não pensasse que poderia manter os rituais  e serem desobediente a Deus . jonas foi mandado a pregar aos ninivitas , e aquela geração se arrependeu . Na geração seguinte , tornaram a fazer as coisas erradas que Deus abominava , e Deus usa Naum  para decretar o juízo àquela nação .

Esses são exemplos necessários para que não olhemos os profetas apenas como aqueles que profetizaram  sobre  o futuro , mas que olham para a sociedade em seus dias e proclamaram  a Palavra do Senhor , a fim de que seus contemporâneos se arrependessem e se voltassem de coração ao deus de Abraão , Isaque e  Jacó .Os profetas nos mostram que o povo de Israel (e nós também ) precisava se arrepender de seu pecados ,  para finalmente , serem aceitos por Deus .

Portanto , estudar os profetas menores é um dever dos cristãos que desejam ter suas vidas alinhadas com a vontade de Deus no que tange à vida  pessoal e às práticas . 

LIÇÃO 2 DO QUARTO TRIMESTRE

A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

Oseias : A fidelidade no relacionamento com Deus 
O primeiro dos profetas menores é  Oseias Ele foi profeta às dez tribos do norte , à nação de Israel já divida . Notemos que por ocasião de seu ministério , Israel experimentou o exílio pelos assírios . Antes de Oseias falecer , Samaria , a capital do  Norte , caiu , cumprindo o que Oseias havia predito . profeta como  Amós , Isaías e Miqueias foram contemporâneos de Oseias , sendo que o primeiro profetizou para o Reino do Norte , ao passo que os dois últimos profetizaram no reino do sul .

O nome Oseias significa  Salvação . Esse nome difere de Josué e de Jesus , pois eles significam " jeová é salvação ". Ele também é tido como " o mais gentil dos profetas do Antigo Testamento "Ao longo do seu livro , Oseias é apresentado como um homem casado com uma mulher infiel . De forma sintética e didática , podemos dividir o livro de Oseias em duas grandes partes . Nos capítulo 1 a 3 , Oseias se casa com Gomer e tem três filhos com  ela , Mas Gomer abandona o marido e vai buscar o amor de outros homens .Oseias recebe de volta sua esposa adúltera , comprando -a de volta em mercado de escravos! Já nos capítulo 4 a 14 , vemos a tristeza de Deus para com Israel , e a advertência de Oseias para com a nação :
eles seriam levados  para a assíria cativos . Apesar de tudo , da mesma forma que Oseias recebe de volta sua esposa infiel , demostrando amor e misericórdia , Deus recebera de volta a Israel , um povo desta vez amadurecido pela adversidade  e pelo reconhecimento de que só o Senhor é Deus .

É certo que Gomer pago u um alto preço por ser infiel a Oseias . De uma mulher honrada passou a ser adúltera , e depois , escrava , tendo sido resgatada por aquele a quem ela desprezou . Da mesma forma que Gomer , Israel abandonou ao Senhor , que  lhe deu um nome e o transformou de um bando de escravos dos Egípcios em uma nação forte e reconhecida no cenário internacional . Apesar de tudo o que Deus fez por eles , os Israelitas não valorizaram sua posição e se deixaram levar pela adoração a outros deuses , 
sendo , portanto , punidos pelos seu pecados. 

Oseias apresenta uma profecia que se cumpriu na pessoa de Jesus Cristo " Do Egito chamei a meu filho " (Oseias 11.1 ), uma referência ao retorno de  José e Maria com o menino Jesus para Israel , após a morte daqueles que queriam matar o Senhor quando Ele era ainda uma criança indefesa  e totalmente dependente de seus pais . Esses dois eventos ocorreram séculos depois .

lição de numero 3 
Joel  O derramamento do Espirito Santo

Joel. o segundo dos chamados profetas menores , exerceu seu ministério em  Judá , no Reino do  Sul , Seu nome significa " Jeová é Deus " Em que pese o fato de ele ter profetizado sobre o derramamento do  Espirito Santo de Deus  no futuro , com manifestações específica  ,a tônica de sua profecia  vai mais além . 
no capítulo 1 ," Joel profetiza ao povo logo após  enormes enxames de gafanhotos terem destruído a terra .Esses insetos comeram todas as plantas e ervas próprias para a alimentação. Ao mesmo tempo , havia falta de chuva , ocasionando também falta de água . Contudo , ainda que essa destruição tenha sido muito terrível , Joel escreve  dizendo que isso não é nada em comparação com o que Deus está prestes a fazer por causa da desobediência do povo . Joel pede que as pessoas se voltem para Deus e lhe obedeçam antes que seja tarde demais,"( Quero Entender a Bíblia ,Acerca de desastres naturais , Os desastre naturais geralmente são identificados como sendo atos de Deus, Na atualidade , sabemos que isso significa tão somente que não há  humano capaz de manter controle sobre um evento em particular . Na época do Antigo Testamento , entretanto , muitos desastres naturais  eram literalmente considerados atos de Deus ,
uma demostração de sua sabedoria sobre os atos naturais para deles se extrair uma lição espiritual 

Séculos mais tarde , Deus enviou seu espirito Santo aos santos que estavam em oração em um cenáculo , aguardando o cumprimento do que Jesus havia prometido : um revestimento de poder com objetivo de anunciarem a Jesus Cristo Naquele dia , aqueles que estavam no cenáculo foram  cheios com o  Espirito Santo , de forma que falaram em outras línguas , e anunciaram  a Jesus de forma ousada e sem temor dos homens , Pedro utilizou a passagem de Joel para explicar o derramamento do Espirito Santo , mostrando que esse evento traria sinais como a capacidade de profetizar e ter visões .

Joel também apresenta pontos em sua profecia , como o chamado 
" Vale da Decisão ", local em que deus há de apresentar suas decisões contra a humanidade rebelde (e não um lugar onde as pessoas decidirão o que vão fazer ) ; fala também que aquele que invocar o nome do senhor há de ser salvo , uma observação inicial para os judeus , mas que entendemos ter sido estendida aos gentios que clamarem a Deus e que serão salvos .